quinta-feira, 11 de junho de 2009

Você aceita você?

Gosto de escrever sobre o que vejo, e tudo o que falo é baseado em meus pensamentos. Meu jeito de ver a vida e ver as pessoas.

A razão esta ligada ao agrado. É mais fácil dar razão a alguém quando este alguém fala algo que nos satisfaz, mesmo que ambos estejam errados. Por isso acho a razão abstrata.

Hoje, não sei sobre o que escrever, mas quero escrever.

Andei pensando nos diversos comportamentos que podemos ter em nossas vidas. Temos dezenas de opções a seguir. Dezenas de caminhos que podemos trilhar. E o caminho escolhido sempre condiz com nossa personalidade.

Podemos levar uma vida saudável, podemos cair na esbórnia. Podemos trair nossas mulheres ou sermos fiéis. Podemos casar ou não. Podemos ser gananciosos ou vivermos sem abições. Podemos ser o que queremos (ou quase). Mas também podemos ser o que os outros querem. E essa talvez seja a pior opção a seguir.

Nem sempre percebemos. Somos levados pelos exemplos de vida que temos a nossa volta e trilhamos nossos caminhos nos valores que vemos durante nossa infância. Isso pode ser bom e ruim. Bom porque se tivermos bom exemplos a seguirmos e eles baterem com nossos desejos reais tudo fica mais fácil. Porém, se tivermos como exemplos valores e exemplos de vida que não condizem com aquilo que queremos podemos ter sérios conflitos dentro de nós mesmos.

Reconhecer a si mesmo é um dos primeiros passos para saber se você está indo no caminho certo. Depois é necessário conhecer outras pessoas, outros valores, outras culturas e outros estilos de vida. Só assim você saberá o que realmente quer para si mesmo. Só assim aceitará e entenderá suas decisões. Só assim se aceitará.

Um comentário: